25 de jan. de 2014

Resenha: O Lado Bom Da Vida - Matthew Quick

Titulo Original: The Silver Linings Playbook
Autor: Matthew Quick
Editora: Intrínseca
Paginas: 254
Lançamento: 2008
Classificação: 4/5 estrelas - Muito Bom!
Sinopse: Pat Peoples, um ex-professor de história na casa dos 30 anos, acaba de sair de uma instituição psiquiátrica. Convencido de que passou apenas alguns meses naquele “lugar ruim”, Pat não se lembra do que o fez ir para lá. O que sabe é que Nikki, sua esposa, quis que ficassem um "tempo separados".  Tentando recompor o quebra-cabeças de sua memória, agora repleta de lapsos, ele ainda precisa enfrentar uma realidade que não parece muito promissora. Com seu pai se recusando a falar com ele, sua esposa negando-se a aceitar revê-lo e seus amigos evitando comentar o que aconteceu antes de sua internação, Pat, agora um viciado em exercícios físicos, está determinado a reorganizar as coisas e reconquistar sua mulher, porque acredita em finais felizes e no lado bom da vida.  À medida que seu passado aos poucos ressurge em sua memória, Pat começa a entender que "é melhor ser gentil que ter razão" e faz dessa convicção sua meta. Tendo a seu lado o excêntrico (mas competente) psiquiatra Dr. Patel e Tiffany, a irmã viúva de seu melhor amigo, Pat descobrirá que nem todos os finais são felizes, mas que sempre vale a pena tentar mais uma vez. Um livro comovente sobre um homem que acredita na felicidade, no amor e na esperança.

O livro começa com Pat, o protagonista, sendo liberado de um hospital psiquiátrico (no livro não fica claro qual a doença que ele tem, mas no filme baseado no livro, é citada a Bipolaridade) e sendo levado para casa. Pat tem 30 e poucos anos e é um professor de História, o porque de ele ter sido internado eu não posso contar porque seria um spoiler dos grandes! Antes de ir para o "Lugar Ruim", que é como Pat chama o hospital, ele era casado com Nikki, e no livro fica claro que ele a ama muito. Quando ele foi para o hospital, ficou combinado que o casal ficaria um tempo separados, que Pat acha que foram 8 meses mas, que na verdade são por volta 4 anos. Pat faz tudo para que o "tempo separados" acabe logo para que ele possa voltar para Nikki e seja um marido melhor do que ele foi no passado, ele malha (alias, é super viciado em exercícios físicos) para que Nikki o ache mais bonito e até ler todos os livros que Nikki ensina em suas aulas já que é professora. Depois de sair do hospital, a vida de pat se resume a isso, fazer coisas para que o "tempo separados" acabe e ele possa se encontrar novamente com a esposa. No livro, Pat não tem uma boa relação com seu pai, que mal fala com ele, mas por serem torcedores de futebol americano acabam se falando algumas vezes por causas dos jogos que eles assistem junto com Jake, que é irmão de Pat. A vida de Pat muda um pouco quando ele conhece Tiffany (interpretada pela maravilhosa Jennifer Lawrence), que também tem problemas assim como ele. Tiffany começa a correr junto com ele, até ir jantar com ele e depois ficarem próximos ao ponte de Tiffany dizer que pode ajuda-lo a falar com Nikki mas com uma condição, de que ele dance com ela em um campeonato para pessoas depressivas, eles não são exatamente amigos, na verdade não tem uma boa relação, mas é um relacionamento muito legal no livro. Muitas coisas acontecem depois disso, mas ai já é spoiler né?



Eu amei esse livro, a narrativa é gostosa e os capítulos são pequenos, de forma que a leitura flui muito rápido. Os personagens são bem construídos, e a forma com que ele conta os fatos ocorridos com o Pat são fantásticos! Mas porque eu dei 4 estrela e não 5? No livro tem algumas narrações sobre os os jogos que o Pat assistia ou ia no estadio, e isso me deixava um pouco irritado, não sei, talvez seja porque eu odeio futebol, mas nada que atrapalhe o livro no geral.

É uma historia que eu super recomendo, é muito bom (apesar de ter um spoiler de outro livro que eu quero ler, valeu Matthew, valeu mesmo!), com certeza ao fim do ano vai ser uma das melhores do ano.

Bom, como eu falei, tem um filme baseado sobre o livro e eu quero falar pra vocês o que eu achei dele.

Sobre o Filme: Olha, eu gostei, mas não tanto quanto do livro. Na verdade, se for comparar o livro ao filme... Então, muitas coisas são mudadas no filme e eu acho que nao tinha esse necessidade, as coisas são tão em explicadas no livro, e acho que daria sim pra transforma-las em cenas sem que o telespectador fosse lesado. Não chega aos pés do livro, mas eu gostei de ter a experiência de ver esse personagem no cinema!

Bom, é isso, espero que tenham gostado e que fique claro novamente que eu indico MUITO o livro. Não esqueçam de curtir a fanpage do blog no facebook porque ajuda muito. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team