Autor: R.J.Palacio
Editora: Intrínseca
Paginas: 320
Classificação: 5/5 estrelas - Ótimo!
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.
August é um garoto de 10 anos que nasceu com uma deformação facial, onde seu rosto é totalmente diferente do das outras pessoas. Auggie nunca foi a escola, sempre estudou em casa sendo ensinado pela mãe, e agora precisa ir a escola. Ele não levou isso como uma boa ideia, mas foi convencido pela mãe a ir pelo menos conhecer a escola e o diretor. Quando chegam lá, ele conhece o diretor da escola, que se chama Sr.Buzanfa, e conhece também 3 alunos que vão ser da sua turma caso ele aceite estudar lá. Jack, Charlotte e Julian levam August para conhecer a escola, Julian é grosseiro com ele nesse primeiro momento, mas as duas outras crianças agem gentilmente, e o August apesar de tudo aceita estudar na escola. O livro então vai contar como foi esse primeiro ano de Auggie na escola.
Totalmente inspirador, extraordinário é o tipo de livro que você começa a ler e não consegue parar mais. Eu li esse livro em dia apenas, e a narrativa ajuda muito. O livro é dividido em oito partes, e cada parte é narrada por um personagem diferente, ora pelo August, ora pela Via que é a irmã do Auggie, ora pelos amigos dele, ora pelo namorado da irmã e etc. Os capítulos são super curtos, tem 3 ou 4 paginas e faz com que a leitura fluí muito. O modo como é narrado define como é cada personagem, e da pra diferenciar a escrita de cada um, um exemplo é a narrativa do Justin (que é o namorado da irmã de Auggie), ele escreve sem travessão, sem letras maiúsculas e essas coisas, me incomodou um pouco mas acho que foi exatamente para podermos diferenciar as coisas.
Quando eu estava lendo esse livro, não pude reparar o quanto algumas crianças podem ser cruéis. É claro que um livro como esse iria ter Bullying, afinal a nossa sociedade costuma criticar tudo que é diferente, e é triste ver o quanto as pessoas em geral não só as crianças podem ser cruéis. É um livro que você pode chorar porque a história é realmente tocante.
"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo." - Auggie
Os personagens são bem construídos, existem duas personagens que eu adorei além do August (que eu amei), que foram a Via e a Summer. A Via é a irmã do Auggie, em um primeiro momento você vê a Via como irmã super protetora e que fica com raiva das pessoas olharem estranho para o irmão, mas ao decorrer você vê que ela ama o irmão mas tem medo do que as pessoas possam pensar a respeito dela, ela é uma adolescente com essas questões na sua vida por isso a gente perdoa. E a outra personagem foi a Summer, que é a minha personagem favorita. No primeiro dia de aula, diferente dos outros alunos Summer não fica cochichando sobre o August e sim vai e se senta com ele no almoço para não deixa-lo sozinho, eu adoro ela pelo fato de ser super leal, em uma determinada parte ela tem oportunidade de falar e zombar de August mas simplesmente se recusa, vira e vai embora. Ela não o vê com olhar de pena, e isso é o que me faz gostar dela.
Enfim, é um livro que eu super indico, faz a gente pensar sobre nos, e tentar mudar algumas coisas em nós mesmos. Tem uma mensagem linda sobre aceitação, vale muito a pena, eu li rapidinho 1 dia ou menos que isso.
Então gente, espero que tenham gostado, se quiserem deixar um comentário faça isso aqui ou na fan page do blog, se você quiser também podem deixar suas opiniões sobre o livro e tal, não se esqueça de curtir a fanpage do blog porque ajuda muito. Obrigado, até a próxima, beijo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário