Serie: Livro 1 - Divergente
Autor: Veronica Roth
Ano: 2012
Paginas: 504
Editora: Rocco
Classificação: 5/5 Estrelas - Ótimo!
Sinopse: Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em 5 facções: Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível.
Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.
Divergente é uma historia futurística narrada em primeira pessoa pela Beatrice. Nesse futuro, ambientado em Chicago, a sociedade é dividida em cinco facções, sendo elas: Erudição, Amizade, Audácia, Franqueza e Abnegação, que é a que Beatrice vive no momento junto de sua família, e existem aqueles que são os sem-facção, aqueles que não conseguiram completar a iniciação na facção que escolheram estar. Quando os jovens dessa sociedade completam 16 anos, precisam fazer um teste de aptidão e então escolher a facção que deseja morar, sendo que se escolher outra facção que não seja a que já mora, terá de deixar sua vida, família e amigos para trás. É ai então que conhecemos melhor Beatrice e seu irmão Caleb que deverão fazer o teste, mas no teste de Beatrice acontece algo que na verdade é muito perigoso para ela. No teste de Beatrice, em vez de se apontada uma facção, são apontadas três facções diferentes, e é ai que ela descobre que é uma Divergente, alguem que não se encaixa em apenas uma das facções, e descobre também que isso é muito perigoso, e que pode até acabar com sua vida (o porque, não fica claro nesse momento do livro), e é designada a mentir e a nunca revelar a ninguém quem ela realmente é.
Beatrice escolhe um facção, e então o livro conta como é a iniciação e o dia a dia da Tris, que mudou de novo a ir para a nove facção. A quem diga que o livro é monótono durante as partes em que a Tris está na sua iniciação (que é praticamente o livro todo), mas eu não concordo, o livro é todo cheio e sempre tem algo acontecendo com a Tris ou ao redor dela. Na verdade eu vejo esse livro como uma introdução a historia (que é fantástica), já que se trata de uma trilogia.
Eu simplesmente amei esse livro, na verdade, foi uma leitura maravilhosa, porque a escrita é legal, a historia é maravilhosa, eu gostei muito mesmo!
Falando dos personagens, que é o que eu mais reparo nos livros e o que eu mais dou enfase nas resenhas, eu amei todos, até os vilões da historia (que são bem perversos nesse livro) eu gostei. Mas a personagem que mais me chamou atenção foi a Tris, a protagonista, ela é super bem construída, e a gente vê o crescimento dela ao longo da historia, a gente ver o quanto ela muda a cerca dos acontecimentos, a gente vê o quanto ela amadurece, e é fantástico.
É um livro para jovens e não podia faltar nosso velho romance né? Nesse livro tem, e ele não me incomodou nem um pouco, na verdade eu até gostei do desenvolvimento do romance (apesar de ter sido totalmente de repente), o casal é legal e não tem como não gostar. E só por não ser um triangulo eu já agradeço a Deus.
Enfim, recapitulando, é uma ótima historia, eu recomento muito, eu amei e com certeza foi 5 estrelas no skoob.
Eu não sei se vocês sabem, mas esse livro vai virar filme e vai ser lançado aqui no Brasil no mês de abril, eu vou deixar aqui em baixo caso vocês queiram ver. Lembrando que pode conter alguns spoilers no trailer né? Fica por sua conta e risco. Espero que tenham gostado da resenha, beijo e até a próxima!