Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
Agora é aquela hora em que vocês falam: "Bruno, você não tá um pouquinho atrasado não? todo mundo já fez resenha desse livro", ok gente, eu sei que to MUITO atrasado, que a blogosfera inteira já fez resenha desse livro e eu ainda aqui. A um tempinho atrás eu vi o segundo filme no cinema e eu pensei "Cara, não é só mais uma serie feita pra ganhar dinheiro, preciso ler os livros" e aqui estou eu.
O bom é que não preciso me importar com spoilers, porque afinal de contas todo mundo já sabe a historia, essa resenha é só mesmo pra mostrar o meu mero ponto de vista sobre a historia, então bora lá!
A historia central do livro é, 24 jovens, 2 de cada um dos 12 distritos devera ser enviado aos jogos vorazes para lá lutarem até a morte, como um modo de "pagar" pela rebelião que houve em panem. E isso é tudo que direi, se você nunca leu ou viu o filme vai lá e depois volta aqui pra continuar lendo, ok?
Vou começar falando da narrativa do livro que é em primeira pessoa, narrado pela protagonista Katniss, para falar a verdade me cansou um pouco, a Katniss não é o tipo de personagem que te cativa ao ponto de querermos estar com ela todo o tempo, pelo contrario, as vezes ela faz tudo ficar bem chato e arrastado, e além disso, se a historia fosse contada em terceira pessoa seria muito melhor, porque teríamos outros pontos de vista e saberíamos de coisas que ocorrem ao redor dos personagens principais, igual foi feito com o filme.
Apesar da narrativa ficar um pouco cansativa com a Katniss, preciso dizer que nunca conheci uma personagem tão forte quanto ela em livro nenhum, apesar de que no primeiro filme ela não estar tão forte assim, mas acho que foi proposital eles colocarem ela meio que mais frágil no filme.
Claro que também preciso falar do Peeta né? Então, quando eu só tinha visto o filme eu achava o Peeta bem chato e desnecessário, mas no livro ele parece bem mais seguro e confiante, não é aquela múmia em que ele aparece em algumas partes do filme.
Eu gostei bem mais do livro que do filme, definitivamente. Apesar de ser uma adaptação bem feita, o filme tem algumas coisas diferentes que depois de ler o livro me incomodaram um pouco, mas também não dá pra ter o pensamento de "vou ver o livro sendo encenado", não é assim também, mas há partes que deveriam ter sido colocadas no filme que fariam a diferença.
Uma das coisas que me incomodou no filme depois de ter lido o livro foram os relacionamentos da Katniss tanto com a Rue quanto com o Cinna, a relação da Katniss com ambos é mais profunda no livro, passa de verdade a confiança que ela tem no caso do Cinna e que ela tinha com a Rue, eu achei as relações muito rasas no filme.
E não posso deixar de falar da minha parte favorita. Tanto no livro quanto no filme, minha parte favorita é a morte da Rue, não que eu tenha gostado da morte dela, mas foi a parte em que eu mais me emocionei e chorei no livro e no filme, pra mim é melhor cena.
Bom gente, é isso, bem por cima na verdade já que tem muita resenha por ai. Espero que tenham gostado e tal. Não se esqueçam do de sempre que é curtir a fan page do blog e deixar um comentário, aqui ou lá, tanto faz, obrigado e até a próxima. Beijo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário