6 de mar. de 2014

Resenha: O Magico de Oz de L. Frank Baum

Titulo Original: The Wonderful Wizard of Oz
Autor: L. Frank Baum
Paginas: 224
Ano: 2013
Editora: Zahar
Classificação: 5/5 estrelas - Ótimo!
Sinopse: "Quando estava na metade do caminho, ouviu-se um grito fortíssimo do vento e a casa sacudiu com tanta força que Dorothy perdeu o equilíbrio e caiu sentada no chão. E então uma coisa muito estranha aconteceu. A casa rodopiou duas ou três vezes e começou a levantar voo devagar, Dorothy teve a sensação de que subia no ar a bordo de um balão." Um ciclone atinge a casa onde Dorothy vive com os tios e ela e seu cachorro Totó são levados pela ventania e param na Terra de Oz. Por lá, Dorothy faz novos amigos - o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde -, encara perigos, vive histórias fantásticas e precisa enfrentar seus próprios medos. Depois de tantas aventuras, a menina descobre que seus Sapatos de Prata têm poderes mágicos e podem levá-la para qualquer parte. Mas não existe melhor lugar no mundo do que a própria casa. Um clássico indiscutível entre crianças, jovens e adultos."
Antes de começar a falar desse livro maravilhoso que por acaso é um dos meus favoritos da vida, quero compartilhar algo com vocês antes. Eu raramente tiro fotos dos livros (porque não sei fotografar e não tenho uma câmera boa para isso) para as resenhas, quando eu não tiro as fotos eu vou atrás de algumas no google. E enquanto eu procurava imagens desse livro para essa resenha eu encontrei um blog magnifico, o blog da Crystal. O Blog dela se chama "Diarios de um Piquenique" e eu simplesmente me apaixonei, a sensibilidade das fotos que ela posta la, o trabalho dela é realmente muito bonito, e foi de lá que eu peguei as fotos que eu vou usar nessa resenha, espero que gostem e visitem o blog da linda Crystal! Depois desse ataque de fã, vamos a resenha.

Dorothy é uma menina orfã e vive no Kansas com sua Tia Em e o tio Henry e, também com seu cachorro Totó. Um certo dia, a região onde ela vive é atacada por um Ciclone, os tios da menina conseguem se esconder no abrigo porém, Dorothy fica do lado de fora porque tinha perdido Totó de vista, então ela resolve ficar dentro da casa enquanto o Ciclone destrói tudo, mas o que acontece é que ele acaba levando a casa de Dorothy e ela vai parar em Oz. Chegando lá na terra de Oz ela conhece a bruxa boa do Norte que explica a situação em que Dorothy se encontra, ela está em Oz, e por acidente sua casa caiu em cima da Bruxa má do Leste assim matando-a, as pessoas que lá viviam ficam muito gratas por Dorothy ter matado a bruxa, porque afinal de contas eles eram escravizados por ela, e concedem um desejo a Dorothy, a menina por sua vez diz que quer apenas voltar para o Kansas, voltar para a casa de seus tios. A Bruxa boa do Norte diz a ela que ela deve ir se encontrar com o grande magico Oz para que ele realize o desejo da menina. A Bruxa concede a ela um beijo em sua testa que será sua proteção durante o trajeto e também os sapatos de prata da bruxa má que ela matou. 


Para chegar a Cidade das Esmeraldas, Dorothy precisa seguir pela estrada de tijolos amarelas e é nela que a Dorothy conhece três figuras maravilhosas que são o Espantalho, o Lenhador de Lata e o Leão Covarde, esses personagens são simplesmente sensacionais e cada um deles também tem um desejo para fazer ao grande Oz, o Espantalho quer ter um cérebro, para poder pensar como todos os humanos, o Lenhador de lata quer ter um coração para poder amar novamente e o Leão Covarde quer ter coragem para de tornar o rei dos animais, e com essa primícia se desenrola uma historia fantástica com varias aventuras e ensinamentos. 



Apesar de ser uma literatura infantil, eu acho que é um livro que fisga o leitor adulto com a mesma intensidade que a criança, e é um livro que mostra que todo mundo tem algo que almeja, algo que quer alcançar, por isso eu acho que os personagens são super bem construídos. Essa edição do livro é com certeza muito bonita as ilustrações são muito legais.



É um livro que dá pra tirar muitos ensinamentos, seja você criança, adolescente ou adulto, é uma historia linda muito bem construída. A conclusão do livro e de cada personagem é algo gratificante e muito inspirador.

Eu acho que todos sabem que existe adaptação cinematográfica dessa obra e a minha favorita com certeza é a de 1939, é muito fiel a tudo, desde as cores de cara cidade até a construção dos personagens, o visual do filme também é algo incrível para a época, não tinha tanta tecnologia quanto temos hoje, mas mesmo assim é um filme esplendido. E falo ainda que minha cena favorita do filme é a chegada da Dorothy em Oz, na qual, do lado em a Dorothy está fica tudo em sépia e quando ela abre a porta e vê Oz tudo está colorido, é maravilhoso e super lindo.


Fica ai a indicação de um livro bom, que tem a leitura super fácil e rápida, os capítulos são curtos e nada massantes, e é uma oportunidade de dar complemento a historia se você já viu o filme ou de conhecer a historia se nunca leu e nem viu o filme. Espero que tenham gostado, obrigado e até a próxima.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Minima Color Base por Layous Ceu Azul & Blogger Team